Jornalismo amador

Recentemente tomei conhecimento de uma discussão que versava basicamente sobre o se o blogueiro poderia se considerar um jornalista, mesmo sem formação acadêmica pelo simples fato de escrever diariamente, na internet, através de blogs.

Infelizmente para o leitor e para mim, não puder participar da discussão, o que não impede minhas observações sobre a questão.

Acredito que tenha havido muito preciosismo por parte do âncora desta discussão. Não pode ser jornalista só pelo fato de postar na internet, geralmente artigos com nossas idéias e opiniões. Muitos convidados escrevem para os grandes jornais sem serem jornalistas e sem reclamassem para si esse título.

Vejam o meu caso, por exemplo: meu alvo para 2008 era escrever pelo menos 1 post por dia durante os 365 dias do ano. Está bastante difícil manter esse direcionamento, mais por causa de minha indisposição do que da falta de notícias. Isso não falta nunca!

Já escrevi 137 artigos, que receberam 219 comentários. Meu blog foi visualizado 7.796 vezes até hoje (21/02 – 14h00). Parecem números modestos. São números modestos. Mas é necessário proporcionalizar esses números com a grandeza da internet. O que destaco disto são alguns leitores fiéis que eu sei que o Cotidiano Nacional tem.

Apesar disso tudo não me considero um jornalista. Mas também não sou um blogueiro, porque um blogueiro pode usar seu blog para escrever suas idéias, cortar e colar textos, contar sua vida íntima, disponibilizar downloads de vídeos e músicas e muitas coisas mais.

Por conta disso tudo e aproveitando um expediente utilizado pelas redes de televisão, que quando imagens são captadas por particulares, os créditos são dados ao “cinegrafista amador”, gostaria de ser chamado a partir de hoje de “jornalista amador”.

O mais importante disso tudo foram os altos níveis de liberdade de expressão alcançados com o advento da internet. Jornalista, Blogueiro, Jornalista Amador ou até mesmo “Postante” (do inglês, Post), isso não importa, o importante é escrever!

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe uma resposta

