Reflorestamento urbano

Alexandre CarvalhoA cidade de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, faz há dois anos pelo menos um esquema de reflorestamento urbano.

Foi no ano passado que as placas de propaganda da prefeitura local me chamaram a atenção. A meta para 2007 eram 20.000 árvores plantadas por toda a cidade. Provavelmente, por dedução, esse programa começou em 2006 com 10.000 árvores.

A iniciativa é louvável, principalmente por vivemos em uma verdadeira selva de pedra, e a distribuição de árvores pela cidade certamente fará de Osasco uma cidade mais bonita.

Mas minha preocupação vai muito além dessas iniciativas louváveis. Recentemente participei de uma semana na faculdade que foi intitulada de “Semana da Responsabilidade Social”. Empresas, escolas, faculdades entre outras instituições discutiram sobre isso em seus domínios.

Eu também participei, mas não me logrei de instigar as pessoas que organizam esse tipo de coisa. “Vamos passar uma semana discutindo e aprendendo sobre a responsabilidade social, mas e depois? Vamos fazer o que?”

A pergunta ficou sem resposta. Paramos horas discutindo sobre a crise econômica, sobre a necessidade de reduzir emissões de carbono e sobre a pomposa responsabilidade social. Mas e ai? Fazemos o que com isso?

Antes que o leitor pense que eu desvirtuei o assunto, essa introdução se faz necessário para que eu possa fazer a minha crítica – como não poderia deixar de ser –  ao programa de plantio de árvore.

Quem está cuidando dessas quase 30.000 novas árvores? Só plantar e torcer para que ela floresça é muito pouco, eu diria que é quase nada.

A iniciativa é excelente, mas precisa de acompanhamento e investimento. Plantar por plantar seria como “lavar as mãos”. Ou como discutir sobre a responsabilidade social uma semana por ano, e esquecer-se dela durante as outras 51 semanas que compõem o ano.

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

