Rio Grande do Sul: Cotas raciais, concessão ou racismo?

A polêmica da adoção de cotas para negros em universidades públicas vive um dilema: é uma concessão separar vagas para negros e afro-descendentes ou é puro racismo, pois afirma de forma desrespeitosa que o negro é inferior ao branco?

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou na última sexta-feira a adoção de cotas para negros e para egressos do ensino público. Segundo a decisão do CO, 30% das vagas serão reservadas, sendo metade para os alunos que se declarassem negros e a outra metade para alunos que tenham cursado a maior parte do tempo em instituições públicas de ensino.

O assunto é polêmico porque muitos entendem que a própria reserva de vagas por motivo de raça ou por condição social já caracteriza racismo. O problema é que ao ingressar na universidade dessa maneira, o “cotista” jamais saberá se entrou por mérito próprio ou com um “empurrãozinho” providenciado pelas cotas.

Mas o problema é outro: o foco do governo federal em relação à educação está incorreto. É inegável o mérito do Prouni, por exemplo, que permite que milhares de estudantes possam dar seguimento em seus estudos e cursar um nível superior, situação que não seria possível devido ao alto custo das mensalidades particulares e grande concorrência (e desleal) nas Universidades públicas. Mas, e como andam os investimentos no ensino fundamental? Talvez se o investimento fosse feito na base da educação, programas como o Prouni seriam apenas complementares e não essenciais como é atualmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Viagens pelos Estados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s