Espírito Santo: as cotas lá são para estudantes de escola pública.

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) destinará já no próximo vestibular 40% de todas as suas vagas oferecidas para alunos que tiverem estudado pelo menos 7 anos em escola pública. O porcentual representa 1.286 vagas que serão disputadas somente por alunos das escolas públicas.

 A decisão da Ufes vem causando polêmica e bate bocas entre alunos de escolas particulares, que se consideram prejudicados, e alunos das escolas públicas, que terão duas chances de entrar na Universidade: a primeira disputando o vestibular geral e a segunda disputando as vagas de cotas.

 A Universidade só não abre mão da nota de corte, impedindo então que alunos muito “fracos” consigam a vaga. Em não sendo preenchidas as vagas destinadas aos alunos da escola pública, essas vagas passarão para o quadro geral e poderão ser preenchidas por qualquer vestibulando, independente da “origem” escolar.

É muito difícil comentar sobre as cotas. Se eu fosse negro, gostaria de entrar numa universidade pública por mérito próprio e não ser “empurrado” por um sistema de cotas, essencialmente racista. Como estudante de escola pública, preferia que o governo desse “rios de dinheiro” para a Educação e que considerasse isso um grande investimento e não mais uma despesa de seu orçamento.

Mas o que me chamou a atenção foi o fato de universidades federais, que teoricamente tem o mesmo “dono”, praticarem cotas da forma que acharem melhor. Digo isso porque a UFRS adotou cotas para negros (Se você quiser ler esse texto, clique aqui), a UnB, se não me engano, além dos negros atende também os índios e algumas talvez não adotem nenhum tipo.

O assunto é tão polêmico que talvez impeça a padronização país afora. Ou seria “falta de vontade política”?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Viagens pelos Estados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s