São Paulo: USP tem programa alternativo ao sistema de cotas raciais.

A Universidade de São Paulo (USP) criou um programa – Inclusp – alternativo ao sistema de cota para negros, assunto polêmico nas universidades e conforme já mostrou o Cotidiano Nacional, sem consenso entre os dirigentes universitários.

O programa concede a alunos egressos de escolas públicas um acréscimo de 3% na nota, desde que tenha feito todo o ensino na escola pública.

Segundo nota publicada no jornal paulista “Destak”, a USP “registrou um crescimento de 7,3% na proporção de estudantes de graduação que fizeram o ensino médio em escolas públicas”.

O Inclusp não leva em consideração renda ou origem étnico-social. Ainda segundo a reportagem, com o programa aumentou o número de negros e índios na Universidade.

Como não poderia deixar de ser, mesmo com a adoção desse sistema, a Universidade sofre críticas pelo fato de nem sequer cogitar a adoção de cotas para negros.

O Inclusp se assemelha ao programa adota pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) que foi objeto de destaque do Cotidiano Nacional (Leia aqui).

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação, Viagens pelos Estados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s