Pitbull: de quem é a culpa?

Nesta semana participei de uma polêmica envolvendo os cães da raça Pitbull, que são mais conhecidos pelos ataques às pessoas, que vêm ficando mais freqüentes de uns tempos para cá.

De um lado, ambientalistas que afirmam que não existe nenhum animal ruim e que a culpa são dos donos dos cachorros, que treinam seus animais para participar de rinhas. Do outro lado pessoas que se dizem “entendidas” dizendo que a raça foi criada para o ataque e que os cães têm predisposição genética para ser “ruins”.

Desconheço o fato dos cientistas terem encontrado o gene da maldade e se encontraram tenho severas dúvidas sobre a capacidade de manipular esses genes em cachorros e conferir aos pitbulls altas doses desses genes, já que o animal é muito bravo.

Gostaria de propor uma nova teoria sobre a “maldade” desse animal:

– Geralmente vemos que os lugares onde ocorrem os ataques são periferias, onde moram grande parte da população desprovida de recursos financeiros, tendo casas pequenas e quintais inadequados para a criação do pitbul (quando ele não fica em “apartamentos”);

– Os cães da raça pitbull são fortes, gastam muita energia. Se gastam muita energia, precisam comer muito e estar sempre bem alimentados.

– No entanto, essas pessoas que os criam mal conseguem se alimentar, que dirá de seus animais de estimação. E olha que essas pessoas desprovidas de recursos financeiros geralmente tem mais de um animal de estimação. São destes que geralmente compram um terreno de posse e “chutam” dois ou três vira-latas lá pra dentro para garantir a “segurança” de seu “patrimônio”.

– É óbvio que esses animais, famintos, se tornam violentos. Mas eles não atacam para se alimentar, pois não vejo relatos de que o pitbul comeu sua vítima. Então qual é sua motivação?

Se fossemos um país sério certamente encontraríamos uma solução, mas em se tratando de Brasil… 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s