Quando Bananal aparece no noticiário

Bananal é minha cidade natal por adoção, pois lá vive de 1 ou 2 dias de vida até os 18 anos, quando resolvi partir para capital em busca do sonho (só não sei que sonho é esse).

Ontem, conversando com meu primo via MSN, ele me contou sobre um acidente que ocorreu numa cidade vizinha e os feridos estavam sendo atendidos em Bananal.

Um caminhão da Marinha caiu em uma ribanceira na cidade vizinha, Arapeí (que era distrito de Bananal, e que tem, no máximo, um posto de saúde), matando 2 e ferindo 14, conforme reportagem da Folha Online. Os feridos foram encaminhados para o hospital de Bananal.

Eu espero sinceramente que nosso hospital possa ajudar de alguma forma esses feridos e evitar a todo custo que haja mais mortes. Quando li que iam para minha cidade, fui rapidamente levado ao passado, como num passe de mágica.

Hoje, morando em São Paulo, é muito legal falar que “sou carioca”, principalmente por causa da rivalidade entre os dois grandes centros urbanos brasileiros. Mas ser carioca foi apenas uma necessidade: minha cidade era tão mal estruturada que as parturientes precisavam ir para a cidade vizinha, Barra Mansa, já no Estado do Rio de Janeiro, para dar a luz.

Com esse acidente, meus temores residem no fato de que se houver feridos graves, correm sérios riscos de perderem suas vidas. A cidade, que primeira vez é governada por uma mulher, poderia ser bem melhor cuidada, principalmente por causa de seu passado glorioso. Distante é verdade, mas glorioso.

Uma vez o jornal carioca “O Globo” publicou uma pequena reportagem intitulada “Pés em São Paulo, coração no Rio”, onde narrava o grande apego dos bananalenses às coisas do Rio. Eu, por exemplo, sou Flamengo e me emociono com a bateria da Estação Primeira de Mangueira. Alguém ainda duvida da minha naturalidade?

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

