Salitre: mito ou sabedoria popular?

Ouvindo (involuntariamente) duas moças conversando sobre “almoçar fora”, elas falavam sobre o fato de engordar demais quando comem fora e colocaram a culpa no salitre. Não é a primeira vez que ouço pessoas comentando que a comida de restaurante tem salitre, que além de engordar causa a sensação de “estufamento” no estômago.

Salitre, também conhecido como Nitrato de Potássio (KNO3), é usado na fabricação da pólvora e em combustíveis sólidos de foguetes amadores. Só por essa descrição ficaria seriamente preocupado com o fato desta substância ser usada em alimentos.

Mas ele de fato é usado, principalmente pelas industrias de embutidos, buscando evitar a proliferação de uma bactéria causadora do botulismo, que é uma intoxicação alimentar grave. Em contra partida, o consumo em grandes quantidades pode causar câncer, anomalias em fetos e, em contato com a corrente sanguínea, podem transformar a hemoglobina em metaemoglobina, que é incapaz de transportar oxigênio.

Diante disso, deveríamos evitar certos tipos de comidas – os embutidos – que sempre foram considerados “veneno” e procurar as autoridades de saúde pública para saber se isso tudo não passa de um mito ou é de fato sabedoria popular.

Leia mais:

A intrigante saga do salitre

Leitor questiona Anvisa sobre a utilização de salitre na alimentação

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional, Especial Salitre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s