A verdadeira liberdade de pensamento

Talvez os mais novos não façam a menor idéia, mas o mais velhos (nem tão velhos assim) sabem o que é expressar suas idéias com a chegada da internet. Aqueles que nasceram depois da internet não percebem, mas aqueles que viveram parte de suas vidas no regime militar saberão entender o que é ser livre de pensamento e idéias.

Isso pode ser facilmente demonstrado pela quantidade de blogs na internet, falando sobre os mais variados assuntos. É obvio que isso era simplesmente inimaginável nos anos de 1990, por exemplo. Aqueles que moravam em cidades do interior, mal tinham acesso aos jornais impressos.

Hoje, qualquer um pode criar um blog e publicar o que quiser escrever. Pessoas contam vidas, experiências, analisam o futebol, a política, a economia e todos os demais assuntos que você possa imaginar.

Para começar a semana, o Cotidiano Nacional selecionou 4 blogs na internet, que são de leitura diária deste que vos escreve:

Blog do Jorge: Jorge Monteiro é jornalista de São Paulo.  Com assuntos diversificados, Monteiro escreve com propriedade dos acontecimentos mais marcantes do momento. Seus últimos posts falam da crise no programa Pânico da Rede TV, o prêmio da mega-sena para o paulista de Guarulhos, a tristeza dos corintianos com o rebaixamento para a Série B do futebol brasileiro e a não escolha do filme “Tropa de Elite” para concorrer ao Oscar 2008. Muitos outros assuntos são destaques, numa leitura agradável e dinâmica.

Blog do Ton: Ton é um crítico ferrenho do governo Lula. Sua marca é destacar dois L’s do nome de Lula com a cor verde e amarela, numa clara “lembrança” do ex-presidente Fernando Collor de Melo. Ele não deixa barato os escorregões do desastroso governo do presidente Lula. Uma foto com pichações no Corinthians e o fracasso da educação brasileira são destaques em seu blog.

F5 em você: O blog da mineira Raquel Camargo, estudante de jornalismo, vem chamando a atenção pela forma simples e direta de tratar das mais diversas situações. Ela, que já havia escrito sobre a Webdependência – aqueles que acordam pensando em conectar na rede e chegam em casa caindo de cansaço e vão direto ao computador -, agora trata da questão do sensacionalismo praticado por alguns órgãos de imprensa. Vale a pena uma visita a seu blog, que tem, diferente de muitos, um visual agradável e não agressivo.

Idéia Sustentável: Renan Moisés, de Mirassol, interior paulista, arrisca seus “rabiscos” para falar da sustentabilidade. O assunto, mais do que na moda, merece mesmo um destaque e ele o faz com muita propriedade. Seu último post trata do não menos polêmico assunto de liberar ou não o consumo da maconha. Com informações interessantes e idéias um tanto quanto utópicas, segundo o próprio blogueiro, a leitura é descomplicada e faz-nos pensar na grande complexidade que é resolver mais um problema social mundial, que é o consumo de drogas.

É isso. Para nós esta é a maior demonstração de liberdade de expressão e pensamento. E você, o que está esperando para contar-nos sua opinião.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s