Os números da febre amarela e outros detalhes

A febre amarela vem assustando os brasileiros nestes últimos dias. Os números são mesmo apavorantes. Foram 5 mortes em 2007 e 8 mortes apenas em janeiro deste ano (e o mês ainda não acabou).

O episódio mostrou nossos sérios problemas em saúde pública. Então me perguntou. Onde foram parar os quase R$ 37 bilhões arrecadados com a CPMF que, em tese, deveriam ser destinados à saúde?

Também mostrou um outro grave problema brasileiro: educação. Mesmo com os apelos do governo, multidões foram aos postos de saúde tomar a vacina, mesmo “sem precisar”. Eu não os culpo, porque esse governo não é de confiança. Também senti medo, mas ainda não fui tomar a vacina. Vou esperar essa “febre” abaixar. Mas porque falei em educação? Ontem a imprensa noticiou o caso de duas pessoas que tomaram duas doses da vacina no intervalo de tempo de 2 dias.

Resultado: uma foi internada com hepatite e a outra com choque anafilático. Talvez o velho bordão “de graça até injeção na testa” (neste caso, no ombro mesmo) tenha falado mais forte para esses dois infelizes.

Que sirva de exemplo. Mas não vacile, na dúvida, é melhor prevenir do que remediar. Alguém sabe onde eu posso tomar a vacina?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s