Reciprocidade

Pela definição do Aurélio temos o que segue:

Reciprocar: 1. Tornar recíproco; dar e receber em troca; trocar, mutuar. 2. Compensar, substituir. 3. Mutuar, trocar: reciprocar funções com outrem. 4. Estar em correlação, corresponder-se. 5. Suceder alternadamente: alternar-se.

Acompanhei de forma descompromissada e de “orelhada” os recentes episódios envolvendo as alfândegas de Espanha e Brasil. A Espanha barrou vários brasileiros que tencionavam entrar naquele país.

Desconheço os motivos para que eles fossem barrados bem como o motivo pelo qual eles estavam destinados à Espanha.

O ponto que quero colocar aqui é o tratamento recíproco adotado pela Polícia Federal brasileira, que repatriou vários turistas espanhóis (e de outras nacionalidades também). A justificativa é que todos os “devolvidos” não portavam passagem de volta para seus países de origem.

Conversando com um amigo de Cabo Verde, que reside há quase 12 anos no Brasil e tem passagem marcada para a Inglaterra, discutimos sobre quais motivos levaram os espanhóis a impedirem a entrada de brasileiros e a atitude adotada por nossa PF.

De qualquer forma, não chegamos a um acordo, porque ele não concorda com a política de reciprocidade, eu acredito que os motivos deveriam ser esclarecidos, e acho que nós precisamos mesmo parar de ser “bonzinhos”. Esse papo de que brasileiro é amistoso, é caridoso, e outros osos não está com nada.

Concordo com a atitude da nossa polícia, mas isso deveria ser feito mais vezes, porque o Brasil é o paraíso para inúmeros imigrantes. Se lá na Espanha eles não querem estrangeiros que “tomem” seus empregos, o que dirá de nós brasileiros? Eu também não quero que estrangeiros venham “tomar” nossos empregos.

Por isso é necessário o estabelecimento de critério e não olhar para a bandeira do país de origem.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s