Na terra, no ar e no mar

Para nós já é novidade discutir sobre o trânsito das grandes cidades e a enormidade de acidentes que acontecem nas rodovias, em especial nos feriados, quando aumenta a quantidade de veículos.

Mas agora o trânsito também tem destaque no mar e no ar, mais precisamente no espaço.

Dois satélites, um americano e outro russo, se chocaram no espaço espalhando um sem número de pedaços (que vão se juntar a outro sem número, o famoso lixo espacial) que poderá por em risco a Estação Espacial Internacional. A ISS tem um custo estimado de US$ 100 bilhões de dólares e tem a participação do Brasil. Assista aqui a possíveis destroços dos satélites no céu dos Estados Unidos (Reportagem da BBC).

O curioso aqui é que apesar da grande quantidade de objetos em órbita – 220 satélites comerciais e cerca de 10 mil objetos (lixo espacial) – é a primeira vez na história que satélites colidem. Será a primeira de muitas?

Dois submarinos, um francês e outro inglês, se chocaram no Oceano Atlântico no começo do mês de fevereiro. Ambos sofreram graves danos, mas apesar de “carregados” com mísseis nucleares, as autoridades dos dois países negaram qualquer tipo de problema em relação às suas cargas.

O que mais incomoda do acidente com os submarinos  é que ele aconteceu no começo do mês e só foi divulgado ontem (16/02). Foram pelo menos 15 dias. Minha pergunta é: se houvesse um desastre (se é que não houve) será que ficaríamos sabendo?

Corremos um grande risco e isso é o que mais incomoda. Dependendo do acontecido, só ficamos sabendo depois, ou quando o perigo passou ou ainda  quando não foi nada além do susto. Talvez um dia vamos dormir e quando acordar, nada mais restará.

Para saber mais:

Submarinos nucleares britânico e francês colidem no oceano

Dois satélites se chocam no espaço em acidente inédito

Nota da Redação: O link do vídeo foi disponibilizado utilizado a ferramenta do migre.me, um “encurtador” de endereços. Acesse e conheça: http://www.migre.me

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s