Para que serve o Twitter?

Todas as críticas que eu vejo sendo feita ao Twitter são infundadas e sem o conhecimento da ferramenta, o que é pior, tornando-as totalmente desacreditadas.

Muitos têm a ideia de que dizer o que estamos fazendo (What are you doing?, do original inglês) significa que vou colocar aqui: “Acabei de vir do banheiro e esqueci de lavar a mão”; “Estou sentando na minha cadeira sem ter o que fazer”; e por ai vai.

O Twitter caiu no gosto de todos os setores da sociedade. Empresas tentam vender usando o Twitter. Televisões antecipam programação e programas. Personalidades trocam “prendas” por seguidores. Anônimos participam deixando suas impressões. E muitas outras situações

Através do Twitter é possível descobrir novidades e raridades na internet. Mas o que mais tem me chamado a atenção é a proximidade com pessoas que antes, mal conseguiríamos sentar à mesa para tomar um café e discutir os problemas da cidade.

Quando falo isso cito, por exemplo, o Secretário Municipal das Subprefeituras da cidade de São Paulo, Andrea Matarazzo. Através do Twitter pude discutir com ele algumas ideias em relação a obras na cidade. Ele é sempre muito solícito e responde na medida do possível a todas as indagações, além de divulgar obras e melhorias em toda a cidade de São Paulo. Ele está fazendo propaganda? Pode estar, mas prefiro imaginar que ele está trabalhando pelo bem de São Paulo, e isso é muito mais importante.

Outra personalidade interessante a seguir é o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Ele divulga suas atividades diárias, desde despacho em seu gabinete até cafés da manhã com os eleitores. Schwarzenegger também divulga fotos de seu dia-a-dia, muitas vezes parecendo ser bastante próximo da população, o que é de fundamental importância. Eu “twittei” o governador José Serra dando essa sugestão à ele, mas ele ainda não me respondeu sobre o assunto. Serra escreve pouco, e geralmente de madrugada.

E não é só isso: o Twitter vem trazendo uma avalanche de novidades na grande rede, algumas muito curiosas, como por exemplo, outras ferramentas que garantem plena “conversação” entre as plataformas. Uma delas chama a atenção pela audácia de seu criador. Ele oferece um programa que se parece com uma planilha em excel, mas representa o Twitter. Em sua página, ele diz que esse programa é “perfeito” para usar nas grandes corporações, dando a impressão de que estamos trabalhando efetivamente.

Esses são apenas alguns poucos exemplos do que vem acontecendo na rede quando o termo a se usar é “o que você está fazendo?”

Apesar de tudo, nada pode substituir suas impressões pessoais. Cadastre-se no Twitter, ou simplesmente visite a página de algum conhecido ou amigo, ou personalidade. Tire suas próprias conclusões e então opine, com conhecimento de causa.

Nota do Autor: faltou mencionar, neste post, a importância do Twitter nas coberturas dos acontecimentos no Irã e na China. O primeiro sobre a eleição fraudulenta que manteve no poder um déspota e no segundo, em relação ao massacre ocorrido recentemente contra etnias. Países extremanente fechados e antidemocráticos, responsabilidade de seus governantes.

Além disso, não poderia ficar de fora os inúmeros protestos contra o senador José Sarney, acusado de ser responsável por inúmeras mazelas no Senado federal, onde é presidente.

Querendo ou não, o Twitter tem a sua importância nos acontecimentos ao redor do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s