Os perigos e armadilhas do Twitter

O leitor do Cotidiano Nacional tem sempre opção: elogiamos o Twitter no post anterior e agora vamos mostrar a face “nefasta” da ferramenta. Obviamente que este post vem de encontro aos anseios de nossos leitores.

Toda e qualquer atividade virtual pode ter um agravante: podemos nos esconder, mostrar aquilo que não somos e ter despertado os “instintos mais profundos”.

Não há como negar que a falsa impressão de que temos algo ou alguém sempre ocorrerá na atividade virtual, e isso não poderá ser mudado, bem como não será mudado e nem mesmo substituído a importância do contato pessoal.

Há que se tomar alguns cuidados com o que escrevemos no Twitter. Usuários mais antigos relataram que, ao combinar um encontro em um determinado local, pessoas que não faziam parte do círculo acabaram por aparecer no encontro.  Como evitar constrangimentos deste tipo. E as pessoas públicas, que cuidados devem tomar?

Penso que não é nada diferente daqueles cuidados que temos ao comprar um livro, pagar uma conta no internet banking ou mesmo cuidado com os termos utilizados. Esses cuidados são idênticos, tanto na vida real quanto na vida virtual.

O que não poderei aceitar é culpar a internet pelo afastamento entre as pessoas. Desde que o mundo é mundo e vem se desenvolvendo, nós trabalhamos incessantemente para nos afastarmos o máximo dos “seres humanos”.

Será culpa da internet a criação de grupos que pregam todo e qualquer tipo de racismo? É uma forma de isolamento! Será culpa da internet a necessidade de nos fecharmos em condomínios para nos protegermos dos “seres humanos”? É outra forma de isolamento! Será culpa da internet o egoísmo e as brigas desenfreadas nos ambientes corporativos buscando uma posição melhor no trabalho, mesmo que para isso tenhamos que pisar nas pessoas? É mais uma forma de isolamento.

O Twitter, a internet e o convívio pessoal têm os seus prós e contras, sempre e até o fim da existência. O que temos que fazer é usar os prós e trabalhar em cima dos contras.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s