Brasil aumenta poderio militar

Eu não sei se o caro leitor tem conhecimento ou mesmo interesse nesse assunto, mas nosso país está comprando helicópteros, caças e até mesmo submarinos, provavelmente da França.

Inúmeras “teorias conspiratórias” já percorrem as mais variadas mentes. Uns acreditam que a motivação é a presença de americanos na Colômbia, outros dizem que chegou a hora do Brasil mostrar força também na área militar, praticamente sucateada e esquecida. Tem também a questão de onde comprar esse aparato? França e Estados Unidos estão no páreo e parece que vamos comprar mesmo da França. Até essa escolha tem um pouco de política envolvida, visto que ao declinar do convite americano, mostra ao continente que não estamos e nem queremos estar subordinados aos yankees, ao mesmo tempo em que melhora as relações com a França, país que o Brasil se mostra bastante simpático. Sem falar que o Sarkozy adora nossas praias.

Eu já penso diferente: com vizinhos como Venezuela e Equador, sem falar de Paraguai e Argentina, é melhor mesmo que tenhamos condições de rechaçar essa turma.

Talvez o problema maior após a compra desses equipamentos será colocá-los em condições de combate, visto que orçamento das Forças Armadas é de apenas 0,2% do PIB. Se for para fazer algo sério, a política militar brasileira vai ter que mudar.

Alguns vão criticar que não temos saúde nem saneamento básico, mas temos que cuidar de todas as áreas. Dinheiro tem, falta mesmo é gestão correta dos recursos públicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s