Dia Mundial Sem Carro

O último dia 22 foi marcado por mais um “Dia Mundial sem Carro”, onde as pessoas deveriam deixar seus carros nas garagens e optar por chegar ao trabalho/escola etc. utilizando o serviço público de transporte.

Aqui em São Paulo, as coisas parecem que não mudaram muito. As 17h30 daquela tarde a CET (órgão responsável pelo trânsito na Capital Paulista) registrava 93 km de congestionamento, número que aumentaria muito como ocorre diariamente até pelo menos às 20hs.

Foi a primeira vez que participaria ativamente do Dia como condutor de automóvel, mas não fui capaz de deixar o carro em casa. Sei que cada um tem seus motivos para fazer o mesmo, mas não pretendo ficar aqui choramingo ou tentar justificar a minha “falta”.

Tentando achar uma solução e consequentemente um fim para este post, chego a conclusão que essa situação é uma “faca de dois legumes”. É extremamente importante a conscientização para que tenhamos uma melhora na qualidade do ar e consequentemente da vida e por mais que eu fosse o único cara a deixar o carro em casa teria me sentido bem. Mas como já disse antes, cada um tem uma justificativa, aceitável ou não, o que não vem ao caso agora.

Mas também é necessário colocar dois pontos importantes, que prefiro que vire uma discussão a ser usada como muleta por mim e por muitos outros.

A questão é a seguinte: Como deixar o carro em casa com o transporte público que temos na cidade de São Paulo e região metropolitana? E como manter um transporte público adequado para 20 milhões de habitantes? (números da Grande São Paulo).

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s