Desvendando a questão dos impostos

Alguns leitores reclamaram do post “Não diga que paga seus impostos!” publicado recentemente pelo Cotidiano Nacional.

Talvez porque não tenha ficado claro ou talvez porque alguns leitores acreditam piamente que pagam seus impostos, como se isso fosse uma de suas atividades mensais ou que estes impostos chegam em uma fatura para você pagar a cada dia 10.

O que eu quis dizer é que você, caro contribuinte, não vê a cor do dinheiro de seus impostos. Você só paga porque você é obrigado a pagar, mas você não tem o “prazer” de pagar seus impostos. Você não vai receber seu salário e vai até ao banco com um DARF recolher o imposto de renda. Você não vê a cor do dinheiro do seu imposto, literalmente.

Para tentar ajudar o leitor a entender melhor a questão, vá até uma feira livre e tente comprar uma dúzia de bananas sem impostos. Ou entre com um pedido no departamento pessoal de sua empresa solicitando que a partir de agora você quer ser responsável pelo recolhimento do seu imposto e que este pare de ser descontado no seu holerit.

Curiosamente, na semana que publiquei o post do imposto, um posto de gasolina aqui de São Paulo vendeu o combustível sem o imposto. O valor era quase 50% abaixo do preço normal. Quem em sã consciência concordaria em pagar 50% de imposto?

Portanto, faça valer o seu direito e exija o bom uso do dinheiro dos impostos, mas não daquele que você paga, mas aquele que o governo recolhe mensalmente, quer seja do seu salário, quer seja incluso em bens e serviços. O governo recolhe, quer você queira ou não. Mas você não paga seus impostos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s