ECA completa 20 anos

O Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos nesta semana.

Não há dúvida que o documento é muito importante e a vida da criança melhorou bastante, além do trabalho feito pelo governo em cima de suas diretrizes buscando uma vida melhor para as nossas crianças.

Mas ainda há muito o que fazer e pouco a se comemorar. Casos como os de pedofilia, pais mantendo relações sexuais e tendo filhos com seus próprios filhos dominam a mídia recente. E quem consegue esquecer o caso daquela procuradora que maltratava a criança que pretendia adotar? Ou a pequena Isabela Nardoni que foi jogada pela janela do apartamento pelo seu próprio pai? Ainda poderia mencionar a prostituição infantil, trabalho escravo, crianças em faróis e muitas outras mazelas as quais elas estão expostas.

No entanto, o que chamou mais atenção no aniversário do ECA foi a forma como o governo “comemorou” esses 20 anos: apresentando um projeto de lei (PL 2654/03), de autoria da Deputada Maria do Rosário (PT-RS) que proíbe castigos físicos contra as crianças. Belíssima forma de comemoração.

Ou demoraram 20 anos para perceber essa necessidade ou só agora entenderam que maltratar a criança fisicamente, bem como psicologicamente, atrapalha a formação e faz com que a criança se torne violenta. Fica a dúvida.

De toda forma, não há como negar que ter um documento como o ECA é melhor que nada. Só podemos agora esperar do governo ação contra aqueles que simplesmente desconsideram a importância da formação de uma criança, até que se prove o contrário, são o futuro do nosso país.

Nota do Editor: Procurei mas não encontrei meu exemplar do ECA, que seria fotografago e publicado aqui, Infelizmente passei recentemente por um processo de “encaixotamento” de livros e ficou simplesmente impossível localizá-lo.

Nota do Editor 2: Conheça o Estatuto da Criança e do Adolescente clicando aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s