E nasce a PetroSal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no dia 2 de agosto a lei 12.304 que autoriza a criação da empresa que será responsável pela extraçaõ do petroleo do Pré-Sal. Nomeada por nós (e provavelmente por mais alguém) de PetroSal, a nova empresa será chamada de Pré-Sal Petróleo SA.

A PPSA, denominação que consta na lei, não será como a Petrobrás, porque não será responsável pela exploração. Será papel será essencialmente a de gerir os contratos de exploração.

A empresa já nasce com um grande desafio, que será a realização de contratos de possam distribuir a riqueza oriunda do Pré-Sal para TODO O PAÍS, e não apenas para os Estados produtores como é atualmente.

E nem adianta aquele “malandro” do Sérgio Cabral ficar chorando. A riqueza deve ser distribuida de forma igualitária. Só assim poderemos diminuir as diferenças sociais dentro do nosso país.

Assim como diversas empresas estatais, a PPSA tem um quadro de conselheiros e diretores que provavelmente receberão altos salários e portanto e, onde acreditamos, entra o caráter político da criação da empresa, porque as nomeações e indicações partirão do Presidente da República e de alguns Ministros de Estados. Poderia muito bem ser forma um grupo de trabalho ou qualquer outro nome que tenha a reunião de pessoas de gabarito, para trabalhar dentro da Petrobrás, gerindo os novos contratos de exploração da camada do Pré-Sal, sem a necessidade da constituição de uma nova empresa. Só pode ser falta de vontade política, ou muita vontade de fazer politica, a criação de uma empresa com a PPSA.

O Cotidiano Nacional se compromete a acompanhar todo o desenrolar de mais essa empreitada nacional além de acompanhar também o desempenho da PPSA.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s