São Paulo Amigo da Amazônia

Esse é nome do segundo projeto abordado pelo Cotidiano Verde, que faz parte dos 21 projetos ambientais estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

O principal objetivo desse projeto é reduzir a demanda por madeira e fiscalizar a entrada de madeira ilegal da Amazônia e também incentivar a utilização de madeira que seja oriunda de florestas plantadas para este fim.

O estado de São Paulo tem demonstrado, através deste projeto, bastante preocupação com a questão do desmatamento da Amazônia. Foi o primeiro estado não Amazônico a aderir ao PActo Nacional pela Valorização da Floresta e pelo Fim do Desmatamento na Amazônia Brasileira.

Além disso, o governo pretende obrigar estabelecimentos que utilizam madeiras a plantar árvores em um programa denominado Reposição Florestal. Também está sendo realizado um cadastro que dará o selo verde, atestando a madeira comercializada é de procedência legal.

E o mais interessante é que o governo não está empurrando a responsabilidade para os outros. Em parceria com a CDHU, SECOVI e SINDUSCON, todos ligados à construção civil, busca também reduzir o consumo de madeira incentivando a construção sustentável. Desta forma, o governo também passa a colaborar efetivamente com a redução no consumo de madeira e não adquirir madeira sem procedência legal.

Assim como os demais projetos, o Cotidiano Nacional estará acompanhando o desenrolar deste para os próximos anos, principalmente por conta da mudança do governo.

Apenas para registro, o próximo passo deste projeto será: “proposição de um programa de silvicultura sustentável para o estado visando o fomento de florestas plantadas parao uso como madeira, e não apenas para papel e celulose”. (Fonte: Secretaria do Meio Ambiente/São Paulo)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s