A quem interessa o horário de verão?

Hoje começa o horário de verão nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Os relógios serão adiantados em 1 hora à meia-noite.

Todos os anos escuto comentários sobre como é bom chegar em casa com Sol (sic) ou que “demoro muito para me acostumar” com esse novo horário. Mas será que 1 hora faz diferença? Sim, para o corpo humano faz diferença sim e como não poderia deixar de ser, cada organismo reage de uma maneira.

Eu confesso que sou incapaz de perceber qualquer alteração fisiológica em meu organismo. Já Carlos Filho, do Vivendocidade, diz que começa a sentir os sintomas da mudança antes mesmo da alteração do horário. Ou quase isso.

Durante todos esses anos de horário de verão eu sempre ouvi falar que a economia que parece ser o motivo principal da adoção do evento é ínfima e não justificaria a sua manutenção.

Não tenho os dados, mas parece que recentemente foi publicada uma pesquisa em que nos países que adotam esse horário há aumento nos acidentes de trânsitos, ataques cardíacos e provavelmente aumento nos atendimentos dos hospitais por motivos gástricos.

Se causa problemas de saúde pública e a economia não justifica os possíveis gastos com estes problemas, porque o horário de verão continua ocorrendo, ano após ano?

Caberá a nós, sociedade, cobrar de nossas autoridades e políticos, já a partir do ano que vem, explicações sobre o horário de verão. O Cotidiano Nacional pretende assumir parte dessa responsabilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s