Respira São Paulo

O terceiro artigo da série Cotidiano Verde, que tem como objetivo listar e opinar sobre os 21 projetos ambientais do Estado de São Paulo, irá tratar do controle da poluição atmosférica nas regiões metropolitanas.

Acredito que este projeto seja um dos mais complicados dos abordados até o momento. Aproveito para lembrar que todas as informações passadas aqui foram retiradas do site da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e pode ser consultadas por qualquer internauta. (http://www.ambiente.sp.gov.br/)

Das medidas adotadas pelo governo, até o momento, resumem-se a monitor a qualidade do ar e listar empresas consideradas como “grandes poluidoras”. De prático mesmo, só o envio de uma lei que instituirá, se aprovada, a inspeção veicular em todo o estado. Atualmente, somente veiculos licenciados na capital paulista é que passam por essa inspeção, que vem sendo questionada por alguns motoristas, acreditando ser apenas mais um forma de arrecadar fundos dos contribuintes.

Além da inspeção veicular, vigora na cidade de São Paulo o rodízio de veículos, que completou recentemente 10 anos sem apresentar resultados práticos, tanto quando se fala em poluição quanto em relação ao trânsito propriamente dito.

Esperamos que as ações deste projeto, sob a batuta da CETESB, possam frutificar atividades práticas e resultados que não “ardem em nossos olhos” e bolsos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s