Município Verde e Azul

Para se construir uma casa, não devemos começar pelo telhado, não é mesmo? Então é acertada a iniciativa do governo estadual em promover uma disputa simbólica entre os municípios para que estes possam alcançar um melhor rendimento ambiental e com isso todos poderão desfrutar de dias mais verdes.

Município Verde e Azul é o tema de hoje do Cotidiano Verde.

Um guia básico com 10 diretivas compõem o Protocolo Verde, que obteve a adesão dos 645 municípios paulistas, que busca a obtenção de uma melhora significativa na qualidade de vida dos munícipes. Vale lembrar, no entanto, que as diretivas nada mais são que a obrigação do prefeito com sua cidade. Do contrário, porque alguém almejaria o cargo de prefeito se não pensar em outra coisa a não ser cuidar da vida de seus cidadãos?

Os municípios se comprometeram, com o aoio do estado, tratar o esgoto, eliminar lixões e promover coleta seletiva, ampliar e recuperar matas ciliares, arborizar o município, ensinar educação ambiental nas escolas, realizar obras sustentáveis, desenvolver programas contra desperdício de água, auxiliar programas para melhoria do ar, criar órgão municipal de meio ambiente e constituir o Conselho do Meio Ambiente, para envolvimento da população.

Como o leitor pode ver, nada mais do que a obrigação de um administrador público. Mas é louvável a inicitiva do governo em colocar essas metas no papel, criar incentivos e ajudar os municípios nessa ardua, mas necessária tarefa.

As ações desse projeto vão além de uma certificação e um “selo verde”, e vale a pena o cidadão comum buscar, junto aos seus representantes, informações a respeito e cobrar as realizações que foram propostas. Cidadania não é só ter os impostos recolhidos, mas também cobrar pelo bom uso destes.

Para saber mais: http://www.ambiente.sp.gov.br/projetos9.php

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Verde

Deixe um comentário