Cadastro Positivo

Sempre tive vontade de escrever em blogs políticos. Nunca o fiz por minha total consciência de que não sei escrever direito. Entretanto hoje eu resolvi ignorar isso e fazer minha estréia. E resolvi que será falando sobre algo que os poucos que leram, realmente entenderam com a profundidade necessária, a complexidade de sua implementação aqui na Terra Brasilis.

Aprovado dia 01 de dezembro de 2010, no Senado, o Projeto de Lei 263/04, que agora segue para sanção presidencial. Você sabe o que é ? Acha bom, ruim ou não está nem aí ?! Mesmo que você faça parte do último grupo, é importantíssimo que você participe do debate e discuta isso de forma mais constante para dismistificar as lendas que cercam o tema.

Hoje em dia uma enorme parcela dos valores de taxas em um financiamento de qualquer coisa são para cobrir os eventuais riscos de inadimplência. O spread bancário é altíssimo. O que por muitas vezes esquecemos é que os grandes bancos e financeiras, já possuem “Cadastros Positivos”: uma vez que temos contas em débito automático, cartões de crédito, seguros, pagamos IPTU e outras taxas e impostos etc. isso permite que as instituições controlem nossa adimplência e hábitos. E fazem isso, mantendo o spread e as taxas de juros onde estão. (!!!)

Com o Cadastro Positivo oficialmente implantado algumas coisas boas acontecerão:

(1) as instituições se verão obrigadas a reduzir as taxas de risco para clientes sem histórico de inadimplência. As instituições que não o fizerem perderão clientes de suas carteiras de empréstimo. Não podemos esquecer qual o negócio de um banco…

(2) será possível verificar mais claramente a CAPACIDADE de pagamento de uma pessoa (ou grupo familiar): uma vez incluída no Cadastro Positivo, as instituições terão acesso, mais claro, a todo o endividamento de uma pessoa e desta forma podem, pensando de forma super consciente e sustentável, não conceder mais crédito para alguém que já está muito comprometido ou seja, para que emprestar para alguém que nunca ficou inadimplente e pode ficar agora ? E o principal:

(3) pessoas que nunca tiveram acesso ao crédito passam a ter. Mesmo os não bancarizados e os trabalhadores informais !!! No Cadastro Positivo, as contas de consumo (energia, telefonia etc.) servem de forma de comprovar bom hábito de pagamento e com isso estas pessoas passam a ter acesso a crédito com taxas mais baixas. Além disso tem toda a questão de educação financeira que se cria juntamente com ele.

(4) sem esquecer que tudo isso só acontecerá com a anuência do consumidor que deverá autorizar o armazenamento de seus dados. Sem esta anuência, nenhum dado positivo poderá ser armazenado ou utilizado.

***

A efetiva operação, após a sanção presidencial, deve demorar alguns anos e as instituições financeiras devem resistir um pouco. Imaginem que as operadoras de telefonia, energia elétrica e outras utilities deverão enviar arquivos com o consumo e valor das contas pagas por cada um dos consumidores que autorizar o envio. Os cartões de crédito também deverão enviar os valores pagos. As seguradoras idem. As prefeituras, Detrans etc. Está se sentindo invadido ? Sem privacidade ? Agora vamos dizer que os descontos na sua taxa de risco pode ser da casa de 50%. Melhorou a sensação?

Veja o impacto da implantação, segundo estudos, no mercado de crédito:

O que é “Renda Informacional”:

Para despedida e só para constar: o Brasil era o último país de seu porte que não possuia Cadastro Positivo e sabemos LuLLinha Paz e Amor da Silva vai querer assinar isso ainda este ano, para que entre em sua biografia.

Queria muito ouvir cada um dos que lerem este texto. É importante mesmo. Obrigado e até a próxima.

Rodrigo Thedim
Designer, Pós graduando em Estatística, MBA em Marketing
Email: rodrigo.thedim@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s