Lixo Mínimo

Apesar do desânimo inicial com a nomeação de Bruno Covas para a Secretaria do Meio Ambiente, hoje retomamos a série Cotidiano Verde com a questão do lixo, um problema seríssimo, principalmente nas grandes cidades.

A ideia é “eliminar a disposição inadequada dos resíduos domiciliares”. Para isso, o governo pretende acabar com os lixões a céu aberto e ajudará os municípios a tratar de forma correta ou menos prejudicial ao meio ambiente de seus resíduos.

É importante dizer que dos itens propostos pelo projeto, o mais importante deles, sem dúvida, é a questão da educação ambiental. Porque antes de tentar resolver onde vai jogar o lixo, é necessário ajudar a população a reduzir a produção de lixo, em especial aquele que vai para a coleta do caminhão de lixo.

Obviamente que há um grande caminho a percorrer, porque não adianta pedir pra população separar o lixo se não houver uma coleta seletiva adequada e proposta de reciclagem deste lixo. Pessoalmente tenho separado o lixo em “secos” e “molhados”. Meu município mal consegue recolher o lixo normal, que dirá ter coleta seletiva. Então, faço um esforço e encaminho o lixo que pode ser reciclado para conteiners na Universidade de São Paulo, acreditando que este lixo será reciclado.

Em relação aos resultados já apresentado pelo projeto temos que em 1997, 502 municípios eram considerados inadequados no IQR – Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos – e agora, em 2009, esse número foi reduzido a 7 apenas.

Assim que terminamos a apresentação dos projetos ambientais do Estado vamos entrar em contato com a Secretaria em busca de informações para as ações em 2011, caso as informações no site não sejam atualizadas.

Maiores informações sobre os projetos, acesse http://www.ambiente.sp.gov.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s