Vida fácil X Preservação do meio ambiente

O que você tem feito ultimamente para contribuir com a preservação do meio ambiente? Ir na feira e levar sua sacola e recusar embalagens plásticas é uma boa. Separar o lixo de casa, ao menos o seco do molhado (orgânico e não recicláveis) já é alguma coisa também. Mas não esquece de encaminhá-lo a um local de reciclagem ou ao menos de coleta.

Você que tem um terreninho em casa, já plantou sua horta, construiu seu sistema artesanal de coleta de água da chuva, uma composteira e aquecimento de água do chuveiro também artesanal?

Também é possível recolher o óleo de cozinha usado, entregar em postos de coleta ou utilizar uma simples receita para fazer sabão (não precisa nem de gatos nem de cachorros). Já foi para o seu trabalho de bicicleta ou de transporte público? Reduziu consumo de água e eletricidade? E consumo em geral?

Dá trabalho tudo isso, não dá?

Contra isso temos inúmeras outras opções que não vou, nem por decreto, mencionar. Mas você já experimentou comer sopa de copo. Esquenta a água, coloca no copão, espera três minutos e manda ver.

As vezes fico pensando o quanto é difícil preservar ou mesmo fazer qualquer tipo de coisa que exija esforço e dedicação. Não só em questão do meio ambiente, mas na própria preservação da nossa saúde.

O que é preciso para convencer as pessoas da necessidade de colocar em prática todos os exemplos que citei acima? O que é preciso para nos convencer disso?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s