O paradeiro dos projetos ambientais estratégicos

Menos de 24 horas depois de reclamar sobre o destino dos projetos ambientais estratégicos da Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo,  fomos contatados pelo  órgão para maiores esclarecimentos.

A assessoria de imprensa da SMA nos encaminhou email explicando as mudanças ocorridas, basicamente por término de projetos, mudanças na estrutura das Secretarias e também pelo fato da nova gestão ter “características e potencialidades próprias”.

Leia o email da assessoria de imprensa da SMA na íntegra:

“Olá Alexandre, boa tarde!

Gostaríamos de esclarecer, em nome da Secretaria do Meio Ambiente e do Governo do Estado de São Paulo, que não cancelamos os 21 Projetos Estratégicos, elaborados na gestão anterior, mas é importante ressaltar que cada administração adota uma estratégia, com características e potencialidades próprias. 

Alguns desses Projetos já haviam sido concluídos na administração anterior – como o “Cenários Ambientais 2020” e a “Reforma Administrativa”.

Em 01 de janeiro de 2011, a gestão dos recursos hídricos saiu da SMA e passou para a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, com isso, os projetos “Cobrança pelo Uso da Água”, “Mananciais” e “Onda Limpa” saíram da nossa responsabilidade direta. 

No entanto, continuamos participando do Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos ativamente. Quanto à fiscalização e monitoramento da qualidade das águas, essas atividades continuam com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

Um novo projeto de educação ambiental foi estruturado e entrará em vigor no ano letivo de 2012, parceria entre SMA, Secretaria de Educação e Fundação Padre Anchieta. As demais atividades continuaram, como o “Ecoturismo”, “Serra do Mar”, entre outros, e novos projetos ganharam destaque na gestão do secretário Bruno Covas: “Economia Verde”, os projetos de “Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)”, o “Programa de Parceria para as Unidades de Conservação” e a ampliação dos planos de “Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE)”.

O antigo “Projeto Município Verde Azul”, não só foi incorporado como ampliado para “Programa Município Verde Azul”.

Neste momento nosso site encontra-se em fase de finalização de sua cara nova, estamos reestruturando-o para que seja um portal que englobe todos os órgãos, instituições e projetos ligados ao Sistema Ambiental Paulista. Aprimorando nossa comunicação, transparência e prestação de serviço ao público, inclusive com o Licenciamento Ambiental.

Estamos à disposição para mais esclarecimentos.

Att.
Aline Cavalcante”

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s