Para que serve a Controlar?

Para aqueles que não são da cidade de São Paulo, saibam que aqui é feita, anualmente, uma inspeção veicular em todos os carros para saber se estão poluindo demais ou de menos. Essa inspeção é obrigatória, mas apenas para os carros registrados no município de São Paulo.

A Controlar é uma empresa privada que foi escolhida através de licitação realizada pelo Prefeitura de São Paulo. Só lembrando, sabe-se lá como, o prefeito é o Gilberto Kassab, que era do DEM e capitaneou a fundação do PSD.

Preocupado com o meio ambiente, pelo fato de trabalhar e passear sempre na cidade de São Paulo e ainda ter um carro antigo, quase um modelo de colecionador, fiquei preocupado em saber se o carro está poluindo muito o meio ambiente. No entanto, como meu carro não é registrado na Capital, eu não sou obrigado a fazer a inspeção. Pelo menos não por enquanto.

Eis que, como cidadão responsável e sabedor de meus direitos e deveres, e levando-se em conta que a maior parte dos meus quilômetros são rodados dentro dos limites da capital paulista, entrei em contato com a Controlar através do chat disponível em sua página na web. A intenção era realizar a inspeção em meu veículo – mesmo não sendo obrigado -, pagar a respectiva taxa e receber o veredicto. Informei ao atendente do chat meu anseio para saber as “condições ambientais” do meu carro, e disse do detalhe, do não registro por São Paulo.

Tamanha foi minha surpresa ao ser informado que a Controlar “não disponibiliza esse serviço”. Ou seja, eu quero saber se meu carro está poluindo, mas a Controlar não disponibiliza esse serviço. Então, o que eles fazem? E porque cobram mais de R$ 60,00 por um serviço que não disponibiliza.

Não ficando contente, o atendente (que preservarei o nome porque ele deve ter contas a pagar) me aconselhou a procurar um mecânico de confiança. E porque os paulistanos não podem procurar também um mecânico de confiança para verificar a questão das emissões? Eu perguntei isso e a resposta foi que para os carros de São Paulo a inspeção é anual e obrigatória.

Pode ser que eu tenha entendido tudo errado ou que o atendente se confundiu com a minha pergunta. Pode até ser, mas tenho que lembrar que os bens do prefeito Gilberto Kassab estão bloqueado pela justiça, que já mandou o contrato com a Controlar ser cancelado e que uma nova licitação, limpa desta vez, seja feita para contratar uma outra empresa.

E sendo feita uma nova licitação, quem sabe a nova empresa realmente disponibilize o serviço de inspecionar os veículos de São Paulo para medir suas emissões e não somente cobre dos motoristas sessenta e poucos reais.

Apenas para lembrar e finalizar, o valor da inspeção cairá para R$ 44,00, mas curiosamente, a Controlar, que não disponibiliza o serviço de medir emissões de carros que não tenham placa de São Paulo, irá contestar o valor, alegando que tem custos.

Mas o pior disso tudo é que, muito em breve, provavelmente eu serei obrigado a fazer a inspeção. E quando for obrigado, será que eles já estarão disponibilizando o serviço para o meu carro. Será que o que impede de ser feita a inspeção no meu carro é a placa do carro?

Chega a ser hilário que o lema da empresa seja “Ajudando a melhorar o ar de São Paulo”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s