Não é de hoje que as pessoas confundem redes sociais, microblogs e afins. E nem sei porque há essa confusão, porque para mim são de uma claridade solar.
O Twitter é um microblog. Imagina que vc goste de ler centenas de blogs, e que teria que abrir um por um, endereço por endereço. Ficaria chato e vc não conseguiria ler todos. O Twitter permite que você leia vários microblogs em um só lugar: a timeline.
Em tese, só lemos aquilo que nos interessa, correto? Então porque tem aqueles que ficam mandando o “segue que eu te sigo”? Eu só leio o que me interessa. Alias, é o principal mote do Twitter.
O Facebook sim é uma rede social, que serve para juntas pessoas, separar pessoas, e fazer amigos. Em tese deveríamos aceitar somente pessoas do nosso círculo de amizade, mas acaba entrando “vizinhos” para jogos e um sem número de pessoas. Mas porque? Será que é bonito ter muitos amigos no Facebook?
Precisamos é transferir para as mídias sociais certa reserva que temos no dia a dia em relação ao que “somos obrigados” a ler ou ver. Funciona mais ou menos como a televisão. Não agradou, mude o canal ou desligue a TV.