O Twitter, o Facebook e as redes sociais

Não é de hoje que as pessoas confundem redes sociais, microblogs e afins. E nem sei porque há essa confusão, porque para mim são de uma claridade solar.

O Twitter é um microblog. Imagina que vc goste de ler centenas de blogs, e que teria que abrir um por um, endereço por endereço. Ficaria chato e vc não conseguiria ler todos. O Twitter permite que você leia vários microblogs em um só lugar: a timeline.

Em tese, só lemos aquilo que nos interessa, correto? Então porque tem aqueles que ficam mandando o “segue que eu te sigo”? Eu só leio o que me interessa. Alias, é o principal mote do Twitter.

O Facebook sim é uma rede social, que serve para juntas pessoas, separar pessoas, e fazer amigos. Em tese deveríamos aceitar somente pessoas do nosso círculo de amizade, mas acaba entrando “vizinhos” para jogos e um sem número de pessoas. Mas porque? Será que é bonito ter muitos amigos no Facebook?

Precisamos é transferir para as mídias sociais certa reserva que temos no dia a dia em relação ao que “somos obrigados” a ler ou ver. Funciona mais ou menos como a televisão. Não agradou, mude o canal ou desligue a TV.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s