Facebook: como devemos usá-lo?

O Facebook foi motivo de bastante discussão, principalmente depois de inúmeras manifestações que aconteceram por conta que coisas que “comoveram” um sem número de usuários, que aproveitaram a ferramenta para replicá-la ao máximo, até a exaustão eu diria.

Por este e por inúmeros outros motivos é que repensei a forma de usar o Facebook. Levando em consideração um número excessivo de “amigos” e ao argumento de pessoas que, por incrível que possa parecer, resistem bravamente ao uso do aplicativo.

Pensei ainda, com ajuda de opiniões: porque não devo respeitar as opiniões dos meus amigos? Devo ser obrigado a ler orações, pedidos de adoções de animais, vídeos de maus tratos, fotos de pessoas mortas, discussões infindáveis sobre religião, homossexualismo, política, futebol, etc?

Será que é como assistir televisão? O que adianta reclamar da programação da TV se você não é capaz de mudar de canal ou de desligar a TV? Com o Facebook parece ser igual. Eu não quero ler muitas das coisas que estão pipocando na minha timeline. Mas não são meus amigos? Não, não são. Então porque você os tem? Quantas perguntas…

Por tudo que acredito eu não posso permitir que isso continue. Portanto, eu estarei fazendo profundas mudanças na forma de utilizar uma rede social. São círculos de amizade e de contatos que devem sim ser regrados de forma consciente.

Consciente. Essa é a palavra. Programa para o Uso consciente das Redes Sociais. O PURSO, imitando descaradamente os programas PURE e PURA, da USP.

Mas dizer tudo isso é bobagem. Não devo satisfação sobre o que faço com minhas redes sociais, mas o que eu devo é mostrar o que vem acontecendo. Não dá para entrar na rede, querer conversar com amigos, e ficar incomodado com o que está “passando na telinha”.

Se algo não for feito nesse sentido, creio que não há motivos para ter um perfil, seja no Facebook, seja no moribundo Orkut ou em qualquer outra coisa dessas que venha a aparecer na rede.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s