Transporte no final de semana

Confesso que não entendo a lógica do transporte público adotada nos finais de semana.

Reconhecidamente, trens, ônibus e metrôs circulam em maior número e com intervalos reduzidos, para dar vazão à quantidade de pessoas que se deslocam durante a semana, digamos, útil. Isso nada mais é do que a segunda a sexta-feira.

Mas quando chega o sábado, o número reduz bastante e aos domingo, chega a ser constrangedor.

O que quero questionar é porque aos finais de semana, quando a população pode descansar e ter um pouco de lazer, não tem transporte público suficiente para levá-los aos diversos locais que existem na cidade de São Paulo, por exemplo. Qualquer deslocamento com transporte público no final de semana é um transtorno certo.

Mas será que existem pessoas suficientes para justificar um número maior de trens e ônibus nas ruas? Talvez os empresários aleguem isso para reduzir ao máximo os ônibus nas ruas, afinal, um trabalhador de final de semana é mais caro que um de dia de semana. E dane-se a população.

O governo, no entanto, não tem essa justificativa. Poderia sim manter uma frota maior. Não precisa ser tudo, mas precisava ser mais.

Mas mesmo assim eu digo que sim, há número de pessoas suficientes para encher os cofres dos que cuidam do transporte público. É óbvio que atualmente se reconhece como ruim sair aos finais de semana, por isso prefere-se ficar em casa. Mas se anunciassemos mais ônibus e trens nos finais de semana, mais pessoas poderiam sair de casa e ter, muitas vezes, o seu único momento de lazer.

Mas será que alguém está realmente preocupado com isso? Creio que não. Enquanto nossos “líderes” não resolverem pelo bem da coletividade, ficaremos em nossas casas nos finais de semana, esperando a segunda-feira chegar.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s