O Conclave

Começaram ontem as reuniões para a escolha do novo papa e além do trivial, queremos saber qual nome o novo pontífice irá escolher. Se para o leitor nossa preocupação é sem importância, para o novo papa a escolha é bastante importante, porque isso envolve o tipo de pontificado realizado por seu antecessor (de nome).

Portanto, a escolha do nome passa ser um fator de grande importância para a sobrevivência espiritual daquele que irá comandar a igreja católica até morrer, ou até cansar, como aconteceu com Bento XVI.

Para se ter uma ideia, talvez o novo papa não escolha Bento XVII justamente por conta da renúncia de Ratzinger, ou também não escolha João Paulo III pelo impacto que Wojtila causou durante seu Pontificado. E o que dizer de escolher Pedro II então? Acho que isso está fora de questão.

Imagem

REUTERS/Tony Gentile

Enquanto escrevo este artigo a fumaça preta já saiu pela segunda vez, o que significa dizer que os cardeais ainda não chegaram em um acordo. Nunca saberemos quais são os termos das discussões entre os cardeais. Um charme a mais para o processo.

Voltando à questão dos nomes, temos as seguintes opções de escolha, segundo fontes da internet:

( ) Bento XVII
( ) João Paulo III
( ) Paulo VII
( ) João XXIV
( ) Pio XIII
( ) Leão XIV
( ) Gregório XVII
( ) Clemente XV
( ) Inocêncio XIV
( ) Alexandre IX
( ) Urbano IX
( ) Sisto VI
( ) Marcelo III
( ) Júlio IV
( ) Adriano VII
( ) Calisto IV
( ) Nicolau VI

E ainda há muitas outras opções mas resolvi parar porque já estava chegando na Idade Média. Apesar de minha explanação no começo deste texto meus palpites são João Paulo III ou ainda Bento XVII, apesar da renúncia.

Se eu puder sugerir, pediria que fosse Alexandre IX. Seu antecessor, foi papa nos idos de 1689 a 1691, pouco menos de 2 anos. Pelo breve relato de seu papado na internet, teria pouco a inspirar o novo papa. Seu grande feito foi diminuir os impostos (???).

Ainda opinando, não aconselharia a escolha de Sisto VI, apenas por conta da sonoridade do nome.

Brincadeiras a parte, a escolha do nome acabou se tornando um peso na vida do escolhido, pois ele corre dois riscos: o de não ficar a altura do seu antecessor ou de acabar com a linhagem de um nome na igreja católica. Para todos os melindres da igreja, isso é uma responsabilidade e tanto.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s