A passagem do Hubble

ImagemEram 18h12 quando eu desci para jogar o lixo e observar de onde eu poderia vigiar o céu a espera de conseguir assistir a passagem do telescópio espacial Hubble pelos céus de São Paulo. O maior entrave seria o número excessivo de lâmpadas que prejudicam e muito a visualização do céu.

A previsão de passagem era das 18h22 até as 18h33, sendo que o melhor momento seria as 18h27. Eu até vi uma mapa com a trajetória do telescópio, onde mostrava passando pela cidade de São Paulo e cortando também o estado do Paraná. Eu só errei a direção, pois pensava que ele viria do litoral para o interior e por isso mesmo fiquei ficado no leste.

Mas, as 18h26 eu pude ver a passagem do telescópio sobre São Paulo. Em um determinado momento seu brilho aumentou e muito, sendo com certeza um dos objetos mais luminosos do céu. A passagem pelo ponto onde eu estava durou pouco mais de 3 minutos, mas enquanto observava o céu, também observava o ambiente ao meu redor.

Crianças brincavam no playground, algumas pessoas chegavam e saiam do prédio, outras pararam para conversar com o porteiro e alguns jovens conversavam próximo à quadra esportiva. 555 km acima de nossas cabeças, um objeto pesando 11 toneladas cortou o céu do Jardim D´Abril a uma velocidade de quase 27.500 km/h.

Para a grande maioria isso não significa nada e muitos jamais saberão o que aconteceu neste início de noite, mas para aqueles que se dedicam, de uma forma ou de outra, à ciência, certamente foi um espetáculo a parte e tenho certeza de que todos que puderam assistir a passagem do telescópio espacial ficaram bastante emocionados, pois o Hubble tem sido nossos olhos e tem nos mostrado imagens maravilhosas do espaço.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s