Marco Antonio Zago, o novo Reitor da USP

Escolhido pelo governador em 26/12, o professor Marco Antonio Zago assumirá a maior universidade brasileira a partir de 25/01, data tradicional em São Paulo. Não é só o aniversário da cidade, mas também aniversário da USP, “creada” em 1934 pelo Interventor Federal do Estado, Armando de Salles Oliveira, que dá nome ao campus do Butantã.

Zago ainda não é o Reitor mas ja se utiliza da máquina administrativa, pois enviou email de agradecimento utilizando o endereço do Gabinete do Reitor.

Mas isso é besteirinha. Interessante mesmo foi o novo modelo eleitoral implatado na gestão Rodas. O interessado ao cargo tinha que se desencompatibilizar de seus cargos e formar chapa com um vice.

Anteriormente, todo professor titular que não entregasse a carta (aquela do “se ninguém ganhar, quem ganha é a carta”) era um candidato em potencial.

Cartas na mesa, os candidatos partiram para suas campanhas. Curioso que eles pediam votos para funcionários, mesmo sabendo que esses votos não valiam nada.

Foi um teatro e tanto. Outra novidade implatada por Rodas foi a consulta a comunidade USP,  que era apenas indicativa, também vencida por Zago. Se era indicativa, funcionou, porque o colégio eleitoral optou por “aceitar” a indicação da comunidade. Até hoje pessoas dizem que a consulta não valeu de nada, mas eu devo lembrar que nossos professores são doutores.

Mas faço uma crítica ao processo. O gasto com o material e com recursos humanos (trabalhei na apuração) não são necessário. Criem um link no Sistemas USP vinculado ao número USP e tenho certeza que vamos fazer inveja ao TSE.

De qualquer forma, há grande expectativa pela gestão Zago-Vahan e não pretendo desgrudar do Diário Oficial a partir de 25/01.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s