Bananal/SP: Uma viagem ao passado

Do Enviado Especial à Bananal

Com esse título piegas, começo esse post que dará uma boa dica de viagem para quem gosta do interior e de coisas antigas, históricas.

A pequena cidade de Bananal, distante 350 km da capital paulista, encravada no berço da cultural nacional, também conhecido como Vale do Paraíba, é a nossa dica de hoje.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, Bananal se encaixa perfeitamente nas narrativas de Monteiro Lobato em seu “Cidades Mortas”. As glórias do passado ainda ofuscam as verdadeiras necessidades do bananalenses.

E por mais que minhas enteadas achem que não tem nada pra fazer aqui, Bananal tem uma gama de atividades, tanto na cidade com nas cercanias, basta apenas apurar o teu olhar.

Não espere, no entanto, comer no Mc Donalds ou pegar um cinema, mas tem vegetação abundante, rios e cachoeiras de águas límpidas, história a céu aberto e um povo pra lá de hospitaleiro.

Aqui você ainda compra fiado e o bêbado se indireita na calçada pra dizer “bom dia”. Os enterros são anunciados em carro de som e a prefeita toma café na casa do munícipe. Os restaurantes, fecham no final de semana.

Não vou dar endereço nem indicar passeios ou locais. Isso você consegue na praça. Mas também não venha pra cá pra ficar dois dias. Você tem que andar pelas ruas, viver o cotidiano da cidade, conversar com as pessoas.

Mas você também precisa de uma nova mentalidade. Você precisa aumentar seu campo de visão. Do contrário, você vai perder a viagem.

Se suas limitações são shopping, fast foods e sabe-se la o que mais que faz sua cabeça, é melhor nem vir, porque não quero pessoas limitadas na minha cidade.

image

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s