“Partidas” emocionantes no 2° turno

Melhor que o futebol no próximo final de semana, será a disputa pelo cargo de governador em alguns estados.

Disputas emocionantes no primeiro turno podem se repetir agora no próximo domingo. Alguns por muito pouco não venceram e por isso mesmo tornaram essa segunda rodada mais emocionante e até uma certa dramaticidade.

Quer dizer, isso pra quem gosta de política, porque você pode se perguntar: o que vai mudar minha vida saber quem vai governar o Pará, por exemplo?

Filosofias e crises existenciais a parte, vamos às disputas nos 13 estados que ainda não sabem quem escolher. Algumas disputas foram bem equilibradas.

Cabe destacar que estamos desconsiderando toda e qualquer pesquisa de opinião.

Acre: o estado de Marina Silva deve escolher Tião Viana (PT). Por muito pouco o petista não leva no primeiro turno, ficando com 49,73%. Seu adversário, Márcio Bittar (PSDB) ficou com 30,10% e não deve oferecer resistência.

Amapá: terra postiça do finado aposentado José Sarney, deve eleger Waldez (PDT) que conquistou 42,18% contra Camilo Capiberibe (PSB) que ficou com 27,53%.

Amazonas: enfim um estado onde o resultado é imprevisível. Foi uma das menores diferenças em números de votos. Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (PROS) tiveram 43% dos votos válidos.

Ceará: Camilo (PT) conquistou 47,81% contra 46,41% do peemedebista Eunicio. Também uma disputa em que o vencedor será definido voto a voto.

Distrito Federal: Rollemberg (PSB) somente teve sua vitória adiada (45,23%), talvez pela presença de José Roberto Arruda, que mesmo trazendo certa rejeicão, conseguiu conquistar alguns votos. Jofran Frejat (PR) tenta se recuperar e melhorar seu score agora no segundo turno, já que alcançou 27,97%.

Goiás: alguns estados merecem os governantes que tem. Ter que escolher entre Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) será o grande dilema dos goianos. O resultado do primeiro turno indicam a volta do ex-governador tucano. (45,86% X 28,40%)

Mato Grosso do Sul: PT e PSDB disputam essa governadoria com uma pequena vantagem para o canditato petista, que conseguiu 42,92% dos votos contra 39,09% de Reinaldo Azambuja.

Pará: talvez na terra sem lei no estado ocorrerá a eleição mais disputada de todas. Lembro-me que no primeiro turno cheguei a ver Helder Barbalho (PMDB) com 50% dos votos, mas não manteve força e terminou com 49,88%.  O atual governador tucano Simão Jatene ficou com 48,48%.

Paraíba: Cassio Cunha Lima e Ricardo Coutinho, PSDB x PSB vão para o segundo turno praticamente empatados. No primeiro turno, 47,46% a 46,05% em favor de Cunha Lima.

Rio de Janeiro: assim como Goiás, a escolha dos cariocas é de doer. Entre escolher Pezão (PMDB) e Crivella (PRB), eu iria viajar. De qualquer maneira, Pezão deve levar essa.

Rio Grande no Norte: Henrique Alves (PMDB) tem pequena vantagem sobre Robinson Faria (PSD). No prmeiro turno o placar foi de 47,34% e 42,04%.

Rio Grande do Sul: o azarão terceiro colocado nas pesquisas, Ivo Sartori (PMDB) deverá dar uma sova merecida no pai da Luciana Genro. A maldição da reeleição deverá continuar. Ou os políticos gaúchos são ruins demais ou os gaúchos são políticos demais.

Rondônia: a eleição que teve o resultado mais baixo entre todos os estados. Confúcio Moura (PMDB) ficou com 35,86% e Expedito Jr. (PSDB) com 35,42%.

Roraima: a ex-cassada Suely Campos (PP), mulher do governador cassado Neudo Campos pode vencer a eleição, mas Chico Rodrigues (PSB) pode ter algum fôlego. Como diríamos no futebol, o jogo só acaba quando termina.

A partir das 17 horas estaremos acompanhando a apuração em tempo real.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s